como resistir a pressão de colegas

Um adolescente sendo pressionado a fumar      
Como resistir à pressão dos colegas
O DESAFIO
Um aluno cedendo à pressão dos colegas
“No ensino básico, eu era rejeitada pelos outros alunos e isso me magoava muito. Daí, quando comecei o ensino médio, mudei minha aparência e minha atitude — e não foi para melhor. Eu queria tanto ter amigos que não resisti à pressão e fiz de tudo para que meus colegas gostassem de mim.” — Jennifer, 16 anos.*
Se estiver sofrendo pressão dos colegas, este artigo vai ajudar você a lidar com isso.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A pressão dos colegas pode fazer com que pessoas boas façam coisas ruins.
“Más associações estragam hábitos úteis.” — 1 Coríntios 15:33.
“Você pode até saber que aquilo é errado, mas quando você passa pela situação,as emoções falam mais alto e você acaba fazendo qualquer coisa para agradar os outros.” Daniela.
A pressão não vem  dos colegas.
“Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” — Romanos 7:21.
“Muitas vezes a pressão para imitar meus colegas vem de mim mesma. Sou eu quem quer fazer o que eles dizem ser legal.”  Diana.
Não deixar que outros controlem suas decisões é algo de que você pode se orgulhar.
‘Tenha uma boa consciência.’ — 1 Pedro 3:16.
“Antes, era muito difícil resistir à pressão dos colegas, mas agora não tenho medo de ser diferente e tomo minhas próprias decisões. Não  nada melhor do que dormir com consciência tranquila.”  Carla.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Quando se sentir pressionado a fazer algo errado, tente o seguinte:
Pense nas consequências. Pergunte-se: ‘O que aconteceria se eu cedesse à pressão para fazer algo errado, e alguém descobrisse? O que meus pais pensariam de mim? O que eu acharia de mim mesmo?’ — Princípio bíblico: Gálatas 6:7.
“Meus pais fazem perguntas como: ‘O que pode acontecer se você ceder à pressão para fazer algo errado?’ Eles me ajudam a perceber que eu posso me meter em encrenca por causa da pressão dos colegas.”  Olívia.
Reforce suas convicções. Pergunte-se: ‘Por que acredito que essa ação ou atitude pode me prejudicar ou prejudicar outros?’ — Princípio bíblico: Hebreus 5:14.
“Quando eu era pequena, eu simplesmente dizia ‘não’ ou dava uma resposta rápida, mas agora consigo explicar por que quero ou não fazer algo. Estou convencida das minhas crenças sobre o que é certo e errado. As decisões que tomo são minhas  e não de outra pessoa.”  Anita.
Faça uma autoanálise. Pergunte-se: ‘Que tipo de pessoa eu quero ser? O que essa pessoa faria se estivesse enfrentando a mesma pressão que eu?’  Princípio bíblico:2 Coríntios 13:5.
“Estou contente com quem sou, por isso, não ligo tanto para o que os outros acham de mim. Além do mais, muita gente gosta de mim do jeito que eu sou.”  Alicia.
Não pense apenas no presente. Caso ainda esteja na escola, em poucos anos — ou até em poucos meses — as pessoas que você está tentando impressionar podem não fazer mais parte de sua vida.
“Peguei uma foto da época de escola e eu não lembrava o nome de vários colegas daminha turma. Mas, naquela época, eu achava mais importante agradar a eles do que serleal às minhas crenças. Que ridículo!”  Kathy, agora com 22 anos.
Esteja preparado. A Bíblia diz: ‘Saiba como responder a cada um.’  Colossenses 4:6.
“Meus pais nos ajudam a pensar em situações que podemos enfrentar, e nós as encenamos. Daí, quando a situação acontecer de verdade, eu e minha irmã vamos saber o que fazer.”  Christine.
[Nota(s) de rodapé]
Alguns nomes neste artigo foram mudados.
[Destaque na página 10]
Quando cede à pressão dos colegas, você se torna igual a um robô, que é controlado por outras pessoas. Por que dar esse poder a elas? — Romanos 6:16.
[Quadro na página 11]
TEXTOS PRINCIPAIS
“O que o homem semear, isso também ceifará.” — Gálatas 6:7.
“Pessoas maduras . . . têm as suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado.” — Hebreus 5:14.
‘Persista em provar o que você mesmo é.’ — 2 Coríntios 13:5.
[Quadro na página 11]
Jessica
JÉSSICA
“O conceito que você tem sobre si mesma tem uma grande influência em como vai reagir à pressão dos colegas. Se você tiver autoestima, não vai ligar para o que os outros pensam de você — de repente, a opinião dos colegas passa a não ter importância.”
Kayley
KAYLEY
“Quem tem baixa autoestima talvez se esforce muito para ser aceito pelos outros a fim de se sentir bem. Mas quem se valoriza reconhece facilmente a pressão dos colegas e a ignora.”




                            CreditoCopyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
SHARE

Maiorprojeto

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment
Manoel Leandro. Tecnologia do Blogger.